Quem somos

Com o incremento industrial e comercial de Suzano entre as décadas de 30 e 40, a sociedade viu-se na necessidade de constituir uma entidade que pudesse representar os dois segmentos, com a finalidade de propor e reivindicar medidas de caráter geral, intervir junto ao poder público, manter e fiscalizar os serviços e desenvolver ações de promoção e assistência à população de baixa renda do município. 


A ideia passou a ter maior consistência em meados de 1940, época em que os comerciantes de Suzano brigavam pelo desenvolvimento ordenado da cidade e da região. Contudo, somente em 1957, a Associação Comercial e Industrial de Suzano foi criada, com a participação direta de saudosos empreendedores da cidade, entre eles, do libanês Miguel Cury Andere, falecido em 2007, aos cem anos de idade.

Os trabalhos da entidade, contudo, não tiveram prosseguimento. Somente em 1968, no dia 20 de setembro, é que a associação passou a ser considerada uma feliz realidade do comerciante e do industrial suzanense, tendo como fundador o empresário e ex-prefeito de Suzano João Alves Machado (3ª legislatura - 1957/1961) e sede física instalada numa tímida sala, na rua General Francisco Glicério.

No mesmo ano em que foi criada, a Associação Comercial e Industrial de Suzano concretizou um de seus principais projetos, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Nesta época, a entidade contava com pouco menos de cem associados, sendo que as informações restritivas de crédito dos consumidores inadimplentes eram datilografadas e armazenadas em grandiosos arquivos.

Anos depois, a entidade sem fins lucrativos passou a se chamar Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, atuando de forma mais consistente no associativismo, tendo como premissa o desenvolvimento sócio-econômico do município.

Hoje, a ACE de Suzano é uma instituição totalmente informatizada e contabiliza mais de mil associados, além de integrar o maior banco de dados da América Latina, o que possibilita aos empresários obter informações para a tomada de decisões sobre crédito de pessoa física e jurídica, por meio da Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic).

Com o passar do tempo, as questões sociais reforçaram a pauta de discussões da entidade. O resultado desta preocupação é o desenvolvimento de ações de promoção e assistência à população de baixa renda, com destaque para o atendimento a adolescentes em processo de exclusão social.

Em parceria com o Poder Executivo suzanense, a ACE passou a participar efetivamente de conselhos, colaborando com a implantação de projetos que visam à melhoria da qualidade de vida da população, além do crescimento da classe empresarial.

Entre as principais ações da ACE promovidas durante a última gestão (março de 2006 / março de 2009), sob a presidência do empresário Rogério Simões, destaca-se o primeiro debate político da história de Suzano, realizado no dia 13 de agosto de 2008, na sede da entidade, entre os quatro candidatos à prefeitura suzanense, o então deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (Democratas), o então vereador e presidente da Câmara de Suzano, Gerson Mamede Rodrigues (Partido Democrático Trabalhista), o prefeito em exercício, Marcelo de Souza Candido (Partido dos Trabalhadores), e Roberto Toyokatsu Akiyama (Partido Comunista Brasileiro).

O debate teve como co-realizadores o Grupo Mogi News de Comunicação (jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê), a Rede DS de Comunicação (jornais Diário de Suzano e Alto Tietê Notícias, e Rádio DS FM), Rádio Metropolitana e Studio PV – Soluções Audiovisuais, que transmitiu o encontro em tempo real pela Internet.

Também em 2008, na noite de 19 de setembro, a linha de frente da ACE comemorou os 40 anos de fundação da entidade com uma grande festa, realizada no Salão Social do Suzano Futebol Clube, o Suzaninho. Um dos pontos altos do evento foi a entrega do prêmio Qualidade Empresarial - Troféu “Bassan Harati”, nas categorias Comércio, Indústria, Mulher Empresária, Terceiro Setor e Prestação de Serviço. Esta foi a forma que a entidade encontrou para homenagear o saudoso Bassan Harati, o presidente mais novo da biografia da associação comercial, falecido em atividade, em 7 de setembro de 1974, em São Paulo, aos 27 anos, num acidente automobilístico, que também vitimou sua namorada.

A Associação Comercial e Empresarial de Suzano está vivendo sua 13ª gestão. Na presidência da entidade, figura o empresário Rogério Simões, proprietário do Grupo Roger´s.

Desde a 10ª gestão, os presidentes ficam responsáveis por três anos de trabalhos frente à entidade. Há pouco mais de quatro anos, a ACE Suzano funciona na rua Presidente Rodrigues Alves, 157, no centro de Suzano.

No hall de ex-presidentes, constam nomes de grande expressão, como o ex-prefeito de Suzano, Pedro Sinkaku Miyhira (1968 / 1970), Luiz Romanato (1970 / 1972), Naoji Takeuti (1974 / 1976), Carlos Silva (1976 / 1991), o filho de Luiz Romanato, Dante Romanato (1991 / 1993), o tio de Bassan Harati, Toufic Jomaa Harati (1993 / 1995), Renivaldo de Almeida Bernardo (1995 / 1997), Eduardo Raffoul (1997 / 2000), Francisco Alberto Quadra Andrez (2000 / 2003) e Décio Mondroni (2003 / 2006).

0 comentários:

Postar um comentário